sábado, 28 de maio de 2016

"Guernica"






O que é ARTE?!? Não seria talvez, um modo de representar de forma "uni", "bi", "tri", "poli" ou "indiferentemente", algo que não se vê e/ou toca?!? Ou, por outro lado, puxando os diversos ramos da ARTE, não seria ter a LIBERDADE de se colocar, não só por meio de desenhos, pinturas, esculturas, mas também, através da fotografia, graffiti, dança, música, teatro, canto, literatura, instalação, prosa/verso, happening, improviso, entre outros meios diversos e mais modernos de expressão?!?


E por ser uma forma de SE COLOCAR, de apresentar pensamentos, ideias, sentimentos, tanto o artista, quanto o intérprete?!? Enfim, não seria o modo mais criativo, "original" além de expressivo, de representar sensações, sentimentos, situações, partes de uma história, ou talvez imortalizar alguém, ou por algum feito ser imortalizado, na busca constante de deixar registrado algo ou algum momento, para toda a eternidade?!?


Pensando dessa forma, o que se tem em ARTE (independente do período, artista, ou motivo pelo qual determinada obra foi feita) até então, será que ela deve ser EXPLICADA, impondo assim um modo "CERTO" de ver algum trabalho?!? Ou será que ela pode (e deve), ser pura e simplesmente PERCEBIDA, SENTIDA, ANALISADA, OBSERVADA, ABSORVIDA, ASSIMILADA, INTERPRETADA & "ENTENDIDA", individualmente ou não, cada um à sua maneira, independente se tem uma história, uma vontade, um momento, um questionamento (ou não), nos seus bastidores, ou seja, por trás do que ela queira representar?!?


Puxando por essa linha de raciocínio, me vem em mente, um outro questionamento: Afinal, É POSSÍVEL "LER" uma imagem, uma escultura, um objeto de arte?!? Felizmente, a resposta é SIM!!! Indiferente se conhecemos (mesmo que superficialmente), ou não o contexto histórico no qual aquela obra de arte está inserida... Ou ainda: não importa (muito) se soubermos a razão pela qual ela foi criada, ou o motivo ou razão da sua criação, isto é, se é ou não um protesto, se quer nos contar algo, nas entrelinhas, ou se talvez é uma simples uma homenagem a alguém...


Parodiando Alberto Caeiro, estaria ele certo em dizer que: "Pensar é mesmo estar doente dos olhos..."?!? Será que tem-se sempre a necessidade, ou ainda, a OBRIGATORIEDADE de se ESTUDAR um trabalho artístico?!?!? É "lei" se analisar todo o "ANTES-DURANTE-DEPOIS", com todos os "PORQUÊ´s", "COMO´s", "ONDE´s", "QUANDO´s"?!? Qual a melhor forma de admirar uma obra de arte?!?


Seria apenas contemplando sua técnica, ou sempre investigando as razões do produto final?!?!? Não seria melhor, ANTES DE TUDO, apenas OBSERVAR, ABSORVER, para depois se tentar uma, mesmo que simples, ANÁLISE?!? Se o seu contexto histórico já for sabido melhor ainda, mas acredito que não seja QUESITO OBRIGATÓRIO, mas pode ser visto como um COMPLEMENTO, para se tentar compreender o todo...


Temos um exemplo muito claro e objetivo do que disse até então, observando a obra acima, a famosa "GUERNICA", pertencente a um dos movimentos artísticos do  século XX, o Cubismo, onde um dos seus "pais" e dono da obra, é Pablo Picasso, e que ainda que haja uma corrente que afirme que tal quadro foi feito inicialmente como homenagem a um toureiro de quem Picasso era fã, a obra em questão imortalizou-se como retrato dos horrores da Guerra Civil Espanhola, com toda dor, sofrimento, mortes, destruição...


Temos como pontos fortes e claros, o fato da mesma ter sido feita em tons (em degradê & chapada de preto/branco/cinza), o que faz carregar em sua composição, toda uma atmosfera sombria e misteriosa, contribuindo para sobrecarregar o clima de tensão e medo; os traços simples mas objetivos e fragmentados e suas expressões de sofrimento, além do modo em que estão dispostas as figuras e formas em seus 350 por 782 cm, e que para se chegar a tanto, foram feitos não menos de 45 esboços, podem levar o espectador de volta à 26 de abril de 1937, em meio aos bombardeios da Guerra Civil Espanhola, com toda dor, sofrimento e mortes de inocentes...


Enfim, não venho aqui AFIRMAR que EXISTA UM COMO EXATO DE SE OBSERVAR UMA OBRA, mas sim que existem caminhos e visões diferentes e possíveis para tanto... Mesmo porque cada espectador tem um modo particular de ver, entender e sentir uma obra, principalmente se partirmos dos motivos pelos quais tal trabalho foi realizado...


Bem, de qualquer forma, independente se vc é grande entendido das ARTES em geral, ou não, partir de alguma base, um motivo, uma história (até então oculta), é sempre um bom  começo para a apreciação de alguma obra, trabalho, instalação, ou seja o que for que estiver sendo exposto, apresentado...


E a partir desta "base", é que cada indivíduo, com a sua visão particular pode dar a sua opinião, sem se preocupar se está CERTO ou ERRADO, só pelo motivo ORIGINAL da criação da obra, pois não existe uma certa OBRIGATORIEDADE, nem REGRA ou mesmo LEI que exija um modo correto de se interpretar determinado trabalho... Cada um TEM O DIREITO de ter sua própria opinião sobre o que quer que seja... Mas o mais interessante, é ter um ALGO MAIS que é conhecer não só sobre a obra, como também saber sobre o artista, ou o movimento artístico em que o mesmo está inserido... E porque não, além de toda essa "pesquisa" prévia, não se buscar também saber em que contexto histórico em que a obra e/ou o artista, está inserido...


BORA EXPLORAR, DESCOBRIR, IR ALÉM...



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